segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Convite Biblioteca Pública do estado do Rio Grande do Sul

ARTE É ALMA... Eu adorei e estou adorando, fazer o trabalho... pois  a Biblioteca, faz parte da minha vida ...Que interessante., Assim como a Barsa, para quem lembra... agora com a facilidade da comunicação,Temos a Wikipédia.... o Google... acho que sou antiga mesmooooooo...


Para saber mais sobre “CONHECIMENTO É PODER”:               
 A Biblioteca Pública é um lugar fascinante… de início, com toda sua suntuosidade até assusta quem por ali passa. Em alguns, desperta curiosidade, em outros, receio.            
 Em sua fachada, bustos contemplam a cidade e nos trazem à memória o registro de diversas áreas do conhecimento e os precursores de cada uma delas.          
Suas paredes contam histórias de épocas passadas, de personalidades ilustres da política, da literatura, religião, da ciência e trazem ao nosso olhar a beleza da arte de diversos períodos.             
Nas prateleiras, o cheiro dos livros nos convida a entrar em um mundo de poesia, aventura, romance e sabedoria. Não há quem resista á vontade de pegar um livro da prateleira, levar para mesa e ler, sob a luz de lustres antigos e de painéis murais imponentes e intrigantes, saborear a leitura nesse ambiente mágico, que faz nosso pensamento voar muito longe...            
A Biblioteca é de todos, é o espaço mais democrático de acesso à leitura e à informação. É nela que encontramos a nós mesmos e ao outro, que descobrimos o mundo ao nosso redor, que crescemos como indivíduos e aprendemos a ser parte da coletividade. Na biblioteca também ampliamos nosso conhecimento, para sabermos argumentar e questionar, tornando-nos cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres na sociedade.             A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul vêm cumprindo seu papel de propiciar o acesso á informação e à formação do cidadão, e promover o acesso à cultura e o fortalecimento da identidade cultural de nosso Estado. Muito ainda há por fazer, mas com a dedicação da equipe e o apoio governamental e da sociedade, chegaremos muito longe ainda... pois há 140 anos aqui circula o espírito do mundo....                                                                          
Morgana Marcon    
                                           
Diretora da BPE-RS Uma das melhores lembranças de minha adolescência é daquele ambiente luxuoso, imerso em silêncio, que me levava todos os dias à Biblioteca Pública. Ali desfrutava horas perdidas. Eu estudava no Anchieta da Duque, de modo que tudo ficava mais fácil.  Lembro que o primeiro romance que li foi na Biblioteca Pública. “Os Maias”, de Eça de Queirós. Nem os meus sonhos mais irreais me levaram a pensar, que, um dia, eu tivesse outro tipo de relação com a “Pública”.  E isso é um prêmio para meus sessenta e seis anos. O Governo do Estado, em seu propósito de levar a cultura a todos, tem dedicado uma atenção especialíssima a todas as instituições que lhe são afetas. E a nossa centenária Biblioteca está entre elas. Ainda há muito a ser feito. E o faremos. E espero que, logo, eu mesmo possa deliciar-me com aquele silêncio, com aquele luxo.  E não só eu, mas toda a população do nosso Rio Grande, que bem o merece.   Luiz Antonio de Assis Brasil Secretario de Estado da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário